quinta-feira, 5 de abril de 2012

Como Não engordar na Páscoa
Páscoa chegando, muita calma nessa hora. Você pode aproveitar a data em paz com a balança. Basta ter algumas dicas em mente e segui-las à risca (ou quase) para aproveitar os ovos de chocolate e o almoço de domingo sem peso na consciência. As dicas são da fisioterapeuta dermato-funcional Marcelle Cunha, da Clínica Arthys (RJ), e da nutricionista do Spa Levitate.
1- Na hora de comprar os ovos de Páscoa, opte sempre pelos tamanhos menores. Não se deixe seduzir pelas embalagens enormes e coloridas.
2- Nunca coma um ovo ou uma caixa de bombons em um único dia. Coma pequenas quantidades. Na geladeira, o chocolate não estraga e você pode levar dias para acabar com o estoque.
3- Cuidado com as versões diet e light, que muitas vezes engordam tanto quanto os chocolates tradicionais. Compare a quantidade de gordura total e saturada presente neles – nunca compre as versões com mais de 3g de gordura em 100g ou 1,5g de gordura em 100ml de gorduras totais e nem mais do que 1,5g de gordura saturada em 100g ou 0,75g em 100ml.
4- Ganhou mais ovos do que gostaria ou deveria comer? Pratique a solidariedade, divida! Por que não aproveitar para agradar os amigos, o vizinho, o porteiro e por aí vai? Se não quiser dividir, faça o seguinte: fracione o consumo e tente consumir entre 30 a 40 gramas por dia (equivalente a 3 ou 4 quadradinhos da barra comum), no máximo.
5- Não monte um estoque de chocolate para você ou para as visitas na bomboniére. O fácil acesso é sempre uma tentação.
6- Evite os chocolates do tipo branco (são feitos de manteiga de cacau, com maior quantidade de gordura), ao leite, trufados, com mousse e marshmallow, pois estes ingredientes irão aumentar o teor de gorduras e calorias.
7- Prefira as versões amargas, meio amargas ou o que tenha a maior quantidade de cacau, pois eles terão mais antioxidantes flavonóides, epicatequinas e ácido galático que reduzem o risco das doenças cardiovasculares.
8- Saboreie o seu chocolate, não mastigue rápido e engula. Deixe-o derreter na boca, comendo devagar. Quanto mais devagar o fizer, maior será a ativação dos receptores que estimulam a saciedade e menor será a necessidade de comer grandes quantidades.
9- Evite consumir chocolate logo após o almoço, jantar ou antes de dormir. Eles são potencialmente mais “engordativos” nesses horários. Use como substituto do lanche.
10- Sempre que possível escolha os “falsos chocolates”. A alfarroba, por exemplo, é uma vagem comestível, semelhante ao feijão, de cor marrom escuro e sabor adocicado, que tem cor e sabor de chocolate. Os “chocolates” feitos dela são isentos de lactose, glúten e açúcar e ricos em minerais e vitaminas, como cálcio, potássio, zinco, fósforo, vitamina B6, E e B12.
Dica extra: no almoço de Páscoa, comece a refeição com a famosa salada para ajudar a controlar a fome. Depois, prepare seu prato com uma pequena quantidade de cada alimento que gosta, mas evite repetir! E lembre-se de comer com bastante calma,k mastigando bem os alimentos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário