sexta-feira, 11 de maio de 2012

pensando bem.... 
Está chegando o dia que se comemora o Dia das Mães. Nem sei porque,afinal Mãe é Mãe todo dia e o tempo todo.
Hoje pela manhã encontrei um menino no calçadão e fiquei feliz porque há muito tempo não o via. Ele era ainda criança quando passou por mim, num dos trabalhos sociais que coordenei  e me contou que o sobrinho de 17 anos tinha acabado de ser preso e este também passou pelo projeto.
Fiquei pensando na dor de uma mãe quando fica sabendo que o filho está no mau caminho, quer dizer, que chamamos de mau caminho pelo fato de que não tem graça nenhuma ficar trancafiado num lugar sabe-se lá por quanto tempo e não dá pra saber ao certo,o que entendem por certo e errado.
Mas ontem  presenciei uma cena horrível na estação Luz  com as pessoas que usam o trem sentido Francisco Morato. Não era tão tarde e o povo já fica todo amontoado pra quando chegar o trem, conseguirem pegar lugares nos assentos. Como eu  tenho que descer na próxima estação, que é a barra Funda, não me importo de ficar em pé, então, aguardo pacientemente o tumulto todo pra depois me adentrar. No entanto, vi o que não queria ter visto, um amontoado de homens barbados, já, empurrarem as pessoas com toda força que lhes é possível, não se importando se tem mulheres, crianças, grávidas, senhoras, enfim. O importante é garantir o lugar. Ai, percebo que a maioria dos assentos são ocupados por homens que debruçam sobre as mochilas e partem tranquilos, sem olhar pra ninguém e até dormem. Mulheres se amontoam em pé, com filhos, até no ventre, com sacolas enormes, com bolsas, carrinhos. 
Em ambas as situações ,pode se perceber o quanto estamos vivendo momentos de distorções de valores. 
Sou de um tempo que homens se levantavam pra dar seus lugares às mulheres. Que se preocupavam com crianças, que carregavam as sacolas pesadas das mulheres, que eram solícitos em quaisquer situações embaraçosas , constrangedoras ou para diminuir os fardos das mesmas. Hoje  não. Eles estão se importando cada vez menos e digo isso porque presencio toda semana exatamente isso. Uns dirão  que estou generalizando e que é errado pensar assim. Não quero generalizar , mas quero expor o que está acontecendo,de fato. Do que vejo, vivencio.
E ai,  continuo pensando, onde foi o erro. O que acontece hoje,pode ser erros em algum momento , durante a educação. Porque não consigo acreditar que vivenciando bons e sublimes momentos, podemos nos tornar  seres com tanta falta de educação, com tando desamor.
Somos mulheres. Somos mães. Nos tornamos avós,um dia ou madrinhas, tias e  pra onde estamos caminhando enquanto colaboradoras ou responsáveis de fato, por seres que crescem e acabam se tornando  insensíveis.
Pra se pensar. 
feliz  dia das mães.....

Nenhum comentário:

Postar um comentário