domingo, 29 de janeiro de 2012

Focando a Ideia


Estava procurando uma matéria interessante pra publicar aqui ,nesse fim de tarde de domingo e sem saber ao certo, ainda o que gostaria. Então,espiando o site Mulheres de Sucesso,que é uma revista de uma grande amiga, pude ler essa entrevista e achei muito bacana dividir com vocês.

Entrevista

  • Cilene Saorin e Katia Jorge
  • Mestres Cervejeiras de saias
Em um mercado predominantemente masculino, duas mulheres provam que o valor do sucesso está na competência e no mérito, não no gênero. Envolvidas com o setor cervejeiro há cerca de 20 anos, a sommelier de cerveja Cilene Saorin e a mestre cervejeira Katia Jorge são, respectivamente, presidente e vice da Associação Brasileira dos Profissionais de Cerveja e Malte (COBRACEM), instituição que promoveu em julho deste ano a Brasil Brau, em SP, uma das maiores feiras nacionais do ramo de cervejas especiais. Vale ressaltar que este é um dos trabalhos que realizam, em caráter voluntário. Além dele, prestam consultoria e integram equipes de profissionais não só no Brasil, como em países da Europa. A parceria profissional transformou as duas em grandes amigas e nos contam a seguir um pouco das motivações, dos desafios e das alegrias desta profissão, deixando a certeza de que o trabalho que realizam é realmente cheio de sabores especiais, atentas às dosagens exatas para manter o padrão de qualidade de suas carreiras profissionais. Leia a entrevista completa para conhecer alguns dos ingredientes dessa fórmula de sucesso!
O setor cervejeiro é predominantemente masculino. Sofreu preconceito nesse mercado por conta de ser uma profissional mulher? 

Cilene Saorin - No inicio de carreira, há 18 anos, era ainda mais acirrado, pois o mercado não era muito aberto a incluir mulheres no setor. A mim, pareceu impulsionador, eu enxerguei como desafio algumas pessoas comentando que esse não era o lugar para mulheres. O que antes podia ser enxergado como uma desvantagem eu utilizei como desafio e um fator a meu favor. A paixão é o que me move. É claro que tinham muitas barreiras assim como existem para qualquer trabalho. O grande barato é inverter o que parece desfavorável em algo favorável. Hoje posso dizer que isso se transformou em vantagem.
Katia Jorge - Não senti que houve muito preconceito. O que senti foi uma curiosidade. O que podia ser motivo de preconceito, acabou beneficiando minha atuação nesse mercado justamente pela curiosidade que uma especialista mulher nessa área despertava em quem atua na profissão. Mas de uma forma geral percebo que havia, na virada do milênio, um certo boicote no investimento em formação para as profissionais mulheres que atuavam no mercado. Elas acabavam ficando em cargos mais industriais e específicos como produção e desenvolvimento de produtos. Poucas recebiam crédito para formar-se como mestres cervejeiras. Acredito que isso acontecia também por inexperiência e desconhecimento do mercado brasileiro com a profissão.
Quais as expectativas deste mercado no Brasil e como vê a atuação das mulheres nele? 

Cilene Saorin - Nos últimos quatro ou cinco anos, há um amadurecimento econômico no mercado brasileiro e as pessoas se sentem mais atraídas pela informação e pela descoberta. Esse amadurecimento cultural e o despertar do interesse pelo assunto acontece por conta de dois fatores: o desenvolvimento econômico e o fator demográfico. O Brasil está envelhecendo e isso naturalmente faz com que busquem maturidade gastronômica. O profissional de sommelier de cerveja atua nesse mercado e é um curso em que as mulheres se vêem bastante inseridas. Com o aquecimento do mercado, conforme disse anteriormente, vejo um bom momento para o despontar de novas profissionais. 
Katia Jorge - O momento atual traz uma explosão do mercado de cervejas especiais. As grandes já se estabeleceram no país e a tendência é o aumento das micro-cervejarias, com um produto mais específico e com produção em menor escala para consumo degustativo e de quem aprecia a bebida. Com essa tendência é natural que haja uma demanda maior por profissionais especializados e as mulheres certamente encontrarão espaço para estar entre estes novos profissionais. 
Quais são as expectativas e desafios para seu futuro profissional? 
Cilene Saorin - De 2001 até 2006, trabalhei em uma empresa inglesa. Vinha muito para cá porque boa parte dos clientes do grupo estão na América Latina. Quando voltei a morar no Brasil em 2006, vim com formação em Sommelier de Cerveja, além de Mestre Cervejeira. O mercado de cerveja pouco entendia dessa especialização na época. Definitivamente, a base para seguir crescendo é fazer com que as pessoas se interessem cada vez mais em propagar a cultura da cerveja. O meu trabalho na Associação, paralelo e voluntário, agrega também esta missão aos trabalhos de consultoria que faço de forma autônoma.
Katia Jorge - Em relação à Associação, pretendemos ser mais representativos no mercado atual, que está mais dinâmico e plural com a curiosidade pela variedade e novas fórmulas dos produtos do setor. Atualmente, há muito mais grupos de profissionais envolvidos e o mercado de fabricação de cervejas especiais no Brasil, em plena expansão. Precisamos agrupar esses profissionais e motivá-los a participar da Associação para fortalecer e valorizar ainda mais o setor. Desta forma, teremos possibilidade de ter representantes de todos os grupos de produtores de cerveja.
Quais as qualidades que destaca para uma mulher de sucesso? E o que é o sucesso para você?
Cilene Saorin - Amor à camisa é base. Tem que ter paixão, sem isso as coisas não vão adiante. E preparação: técnica, ética e psicológica para lidar com situações que, mesmo que sejam ruins, possam ser revertidas. Às vezes a falta desse tipo de preparo é a ameaça para o caminho profissional. Para terminar, coragem. Tenho duas frases que me movem neste sentido desde que comecei a trabalhar, há 20 anos. Uma delas é do livro "Dom Quixote de La Mancha", de Miguel de Cervantes: "El hombre que pierde sus bienes, pierde mucho. El hombre que pierde sus amigos, pierde aún más. El hombre que pierde su coraje, no es nada." ("o homem que perde seus bens, perde muito. O homem que perde seus amigos, perde mais. O homem que perde sua coragem, não é nada.") A segunda é de Nicolau Maquiavel, no livro "O Príncipe": "O homem, para triunfar, precisa de virtu e fortuna." (Virtu se entenda por compentência e fortuna, como sorte.) "Não existe nada como a sorte: é quando a preparação encontra a oportunidade." Fecharia então com três palavras chaves: amor, coragem e preparação. Dessas três bases, o sucesso vem, inclusive o que se traduz pela sorte. 
Katia Jorge - Meu caminho sempre foi pautado pela inovação, superação e adequação às condições que tive para crescer profissionalmente. Não só minha, como de minha família, que é o mais importante para mim. Meu marido e meus filhos são super parceiros e incentivadores do meu trabalho e isso é essencial. Atribuo a toda essa estrutura familiar que tenho boa parte do meu sucesso, com uma relação de parceria com meu marido em um respeito mútuo à individualidade e o apoio dos meus filhos, que sempre me acompanham no ritmo de viagens, feiras, eventos e trabalhos com muito bom humor e disposição. Resumiria o sucesso em um aspecto que engloba todos os demais: o bem estar em relação à própria vida.

Para quem se interessou pelo assunto do mercado de cervejas, a sommelier Cilene Saorin, representando a empresa Doemens Academy, traz para o Senac SP o curso Formação de Sommelier de Cervejas, com inscrições abertas no site do Senac, unidade São José dos Campos.

*Para conhecer mais sobre Cilene e Katia, é possível consultar o site da Feira Brasil Brau e também o site da Flavor Activ, empresa inglesa da qual fazem parte como consultoras.

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